06 fevereiro 2005

AOS LEITORES DOS DEPOIMENTOS


envie também o seu DEPOIMENTO ou RELATO... e participe, clicando em "deixe o seu comentário" e deixe a sua opinião!


bromélia da Mata Atlantica.. para você! Posted by Hello

OLÁ RENI
que bom que o seu pai melhorou com a introdução do Mantidan (amantadina) no entanto é bom ficar sempre alerta. Os medicamentos que usamos merecem uma leitura detalhada da bula, que reproduzo aqui:

Amantadina
Originalmente uma droga antiviral, teve sua ação antiparkinsoniana descoberta por acaso. Apresenta ação apenas moderada e tem sido ainda hoje bastante utilizada nas fases iniciais da doença. Seu perfil farmacológico é curioso, tendo sido considerada durante muitos anos apenas como tendo leve ação anticolinérgica e dopaminérgica. Atualmente, sabe-se que a amantadina (Mantidan) atua também como antagonista de receptores excitatórios. Tais receptores existem normalmente em várias regiões do cérebro, incluindo os gânglios da base, e respondem a determinados neurotransmissores excitatórios como o glutamato. Em determinadas situações, essa transmissão excitatória torna-se exagerada, podendo levar a dano celular em um processo denominado excitotoxicidade. O uso da amantadina ampliou-se nos últimos anos como adjuvante nos casos de flutuações motoras importantes e há quem defenda a possibilidade de que possa atuar como droga neuroprotetora.Efeitos colaterais da amantadina incluem alterações vasculares periféricas na forma de manchas cutâneas nas pernas (livedo reticular), inchaço nas pernas, secura da boca, obstipação intestinal, confusão mental e alucinações.
Finalmente acabamos tomando o que melhor se adapta ao nosso organismo que é singular.. e quando o resultado é bom.......”bingo”

Fisioterapia
Sobre a fisioterapia, o novo método proposto no site http://www.parkinson.org.br/, pela Prof. Maria Elisa, para tratamento de pacientes com Parkinson baseia-se em exercícios simples, relacionados a tarefas do dia-a-dia, decompostos em passos a serem memorizados.Vale a pena conferir, clicando no site acima.

Reni “Vi que a fisioterapia pode fazer com que o paciente fique mais autonomo e precise de doses menores de remédio. Pena que ele só quer ficar sentado cochilando na cadeira."

Será que um acompanhamento psicológico não ajudaria, justamente aproveitando este momento de melhora do seu pai com a mudança da medicação?

Abraços
Dalva 58/8 Campinas