25 setembro 2007

A poesia fará bem à Parkinson?

En: FW:
De: Dalva Molnar
Enviada: terça-feira, 25 de setembro de 2007 12:54:47
Para: Marcilio Seg.PK (marciliosegundo@hotmail.com)

poetaromasi escreveu:

Data: Mon, 24 Sep 2007 23:16:44 +0100

Amiga Dalva um beijo.

Encontrei este testemunho, esquecido no meu computador, e ao relê-lo, fiquei deveras comovido e pensei para comigo: Rogério! Tens de continuar a escrever: a tua poesia ajuda a distrair a Parkinson.
Posto isto, não resisto em reenviar, à grande amiga, esse extraordinário testemunho.
"Nós podemos e podemos mesmo, e já estamos chegando lá"
Que extraordinária lição recebi! Tenho de reflectir nestas mágicas palavras e voltar a escrever a este amigo.
Nem sei se foi por isto mas escrevi um poema assim------.
A MENINA DANÇA?
Rogério Martins Simões

Minha mãe que vai ser de mim
Passos os dias a cuidar do gado,
Implore à senhora do Bonfim
Que me arranje um bom noivado!

Minha mãe está bem assim?
Lavei o rio no meu corpo criado…
Não visto cambraia! Visto cetim
Seios de carmim e corpo rosado.

Minha mãe e se eu for ao baile,
Não precisa de vestir seu xaile…
Minha mãe! Vou ter cuidado:

Viço de rosa, cravo e alecrim
Minha mãe reze por mim
Que eu não tenho namorado!

A menina dança? Vamos dançar?
Acerto o passo! Pula a paixão…
Olha-me nos seios, sobe a visão…
Olho-o nos olhos querem beijar.

Aperta, e abraça, bate o coração…
Somos os reis da festa: bonito par!
Sobe o compasso, protejo com a mão…
Você namora? Vamos namorar!

O tempo passa, resta a recordação:
Como é sua graça? Vamos casar!
Apagaram a luz, a noite e o luar…
A senhora dança? Agora não…

Minha mãe está bem assim?
Lavei no rio o meu corpo criado
Visto cambraia! Não visto cetim…
Seios de carmim e corpo cansado!

Lisboa, 22-09-2007 23:36:37
http://poemasdeamoredor.blogs.sapo.pt/


A Dalva até o poderá conhecer. Mas que lendo isto pela quarta ou quinta vez faz moça, lá isso faz.
Agora é que não irei mesmo desistir da minha poesia! A minha poesia está à disposição para os blogs de Parkinson!
O poema acima é inédito, poucos o conhecem e vai ser lido no próximo Sábado, na Argentina num programa de rádio para toda a América Latina.
Passando a outro assunto, aperte com o TIAGO TOUTEIRO! Eu faço o mesmo por telefone!
Ele anda a investigar qualquer coisa relacionado com a nossa doença! Tenho esperança, mas estou tremendo muito mais.
Quinta-feira irei fazer um exame complicado para saber o que significa uma massa qualquer que apareceu num órgão. Já fiz duas ressonâncias magnéticas. Penso e tenho fé que não passa de outro susto.
Vou meter medo ao susto. Já há uns anos andava por ali qualquer coisa que tem a ver com uma operação ao estômago: cortaram-me o duodeno e o piloro e fizeram uma ligação directa aos intestinos, através do estômago.
Como anda a menina e a restante família. Espero que tudo esteja melhor!
Olha, saudades e "Nós podemos e podemos mesmo, e já estamos chegando lá"
Beijjjjjjjjos
Rogério Martins Simões

PS não tenho e-mail do Marcílio e nem sei como vai passando.




De: Douglas Ortega [mailto:dportega03@yahoo.com.br] Enviada: quinta-feira, 8 de Junho de 2006 4:12Para: poetaromasiAssunto: Re: Contacto de Amizade!!!

Amigão, voce não sabe como fiquei emocionado, e principalmente feliz, muito feliz, primeiro porque voce é uma celebridade, naquilo que faz e como o faz; e em segundo por ter lembrado de me enviar este balsamo de palavras, que para mim fôra, extremamente importante, porque mesmo na distancia que nos separa pelas tuas poesias sinto-me proximo de ti. Sabe amigão, o que voce fez é o que muitos perto mim não o fazem, nem se quer me dão atenção, quer coisa melhor que isso, não tem dinheiro que pague não achas? A sinceridade das palavras é muito mais forte do que a expressão facial, sabe porque, alem do que cada cabeça uma interpretação, em cada face pode ser um ator, já as palavras vem por mais que se procure esconder o que muita gente acha facil porque voce pode escrever só num determinado local mas mesmo assim o sentimento nas palavras é muito dificil de esconder porque a qualquer momento ele pode surgir la de dentro, ele que se chama sentimento. Sabe amigão suas palavras me fizera um grande e magnifico bem. obrigado pela atenção que me destes. Um forte e grande abraço. Não se esqueça, "nós podemos e podemos mesmo, e já estamos chegando lá"






Um grande abraço:


Douglas Ortega
----- Original Message -----
From: poetaromasi
To: 'Douglas Ortega'
Sent: Wednesday, June 07, 2006 6:55 PM
Subject: RE: Contacto de Amizade!!!

Caro companheiro,
Escrevo fora de tempo mas escrevo. Nem sabe como foram minhas as suas palavras.
Ainda hoje tive de comparecer num tribunal para depor na qualidade de testemunha, às tantas, quando já não se consegue disfarçar, quando não existe qualquer buraco onde esconder a mão que treme e teme, fica-se sem jeito. Dei por mim tentando cruzar a perna. Que falta de respeito para com o Tribunal pensei de imediato… e de repente quando a voz se começa a engolir acabei por pedir desculpa pois a Parkinson é mesmo assim.
Tal como o amigo assumo que tenho Parkinson há uns anos, não tantos, mas suficientes para me deixarem frustrado. Nasci em 5 de Julho de 1949, vou fazer 57 anos e há pelo menos 4 anos que tenho vindo a piorar. Já fiz fisioterapia e fez-me muito bem. Vou seguir o seu conselho e este ano ainda retomarei a fisioterapia.
Quanto à poesia tenho escrito muito pouco. Estive quase a desistir. O meu blog “Poemas de amor e dor” foi visitado em 18 meses por mais de um milhão de amigos. São palavras como as suas que me dão coragem e alento para escrever na poesia o que sinto. Costumo dizer: se escrevo sofro mas se não escrevo morro.
Desculpe estas palavras sem jeito, estou e estarei grato pelo puxão para cima…
Rogério Martins Simões

De: Douglas Ortega [mailto:dportega03@yahoo.com.br] Enviada: sexta-feira, 12 de Maio de 2006 4:38Para: rogeriomsimoes@clix.ptAssunto: Contacto de Amizade!!!

Meu, caro poeta Simões, permita-me chama-lo assim.Li o seu comentario no blog de Parkinson sobre a reportagem de Seul, e confesso que me impressionei. Eu não o conheço, nunca ouvi falar de ti, mas lendo o que voce escreveu no comentario, não resisti, por isso estou lhe escrevendo. Quero que voce saiba, que eu nunca consegui se quer ler uma pequena poesia, mas as suas me cativam, me prendem a leitura, que diga-se de passagem não é minha praia. Bem, mas o que quero te dizer é que meu nome é Douglas, 55anos, 26a. de Park. é isso mesmo muito prematuro, eu faço de tudo, dirijo vou a praia, moro em (Santos)SP., vou as fisioterapia, que para mim é umas delicia por que gosto, bem e por ai vai , muitas vezes já fiquei, desesperado, aguniado, tinha muita vergonha do que tenho, sabe como é o tal do preconceito, pois é eu era viciado nele, e foi por muitos anos assim, até quando eu consegui aceitar, o Parkinson, daí mudou tudo, tirei das minhas costas uma verdadeira montanha, que peso enorme, hoje entendo que o tal peso éra eu mesmo, ou seja eu não me aceitava, interessante né, e não a DP.quando eu me aceitei, percebi que dali para frente ela é que fazia parte de mim e não o contrario. Peroe-me por estar lhe escrevendo estas coisas mas senti na tua escrita um pedido, pedido este de quem esta cansado, eu entendo pois o pior de tudo é que somos herdeiros deste individuo se quer nem chegamos a conhece-lo, mas que tambem na sua epoca lutou e como lutou para que no futuro se sousbesse o que é Parkinson, que na verdade é uma doença que sempre esistiu voce sabe, desde a Pre-historia, certo? meu amigo, voce vai conseguir tenho certeza, sabe porque, as tuas poesias é que é vida, aí esta a tua razão de vida, ela respira vida, elas são a tua razão de viver, percebeu , acho que ainda não, mas pense é isso ou não é, muito legal, se voce desistir poeta, tenho certeza que aí sim estara deixando, muita gente sem a razão de viver, acredite é de coração. Um grande abraço.

Douglas Ortega
Dança Comigo?

Recentes previsoes apontam para um aumento significativo do numero de pessoas afectadas pela doenca de Parkinson, um facto em tudo relacionado com o envelhecimento da populacao mundial. Nao se tratando de um risco aumentado mas sim de um maior numero, resultante tambem de um maior numero de casos diagnosticados, importa no entanto que vamos dedicando mais atencao a esta doenca para que possamos ajudar quem dela sofre com todas as armas ao nosso dispor.
A doenca de Parkinson e uma doenca neurodegenerativa caracterizada pela morte selectiva de um tipo de celulas especificas (neuronios dopaminergicos) que produzem dopamina. A dopamina e uma substancia que transmite permite que certos tipos de neuronios sejam activados, nomeadamente aqueles que controlam a parte motora que e afectada nos pacientes, levando a que tenham rigidez muscular, dificuldade em iniciar movimentos, e tremores. Por ser uma doenca tao debilitante, afectando nao so os pacientes mas tambem as suas familias, importa que sejamos capazes de descobrir novas formas para atenuar os seus efeitos e, um dia, prevenir e reverter os seus efeitos.
As terapias existentes actualmente sao, principalmente, destinadas a tratar os sintomas. Algumas delas funcionam muito bem, durante alguns anos, em muitos dos pacientes. Mas, normalmente, ao fim de alguns anos deixam de funcionar, e causam efeitos secundarios indesejaveis.
Enquanto os investigadores nao encontram as respostas que procuram, ha outras estrategias para contrariar os efeitos debilitantes. Uma das formas consiste em manter os pacientes activos fisicamente, tanto quanto possivel.
Nos EUA, varias das associacoes de doentes de Parkinson incentivam e promovem aulas de danca para os doentes, um optimo exercicio para quem sofre desta doenca.
Os pacientes sentem os efeitos beneficos da actividade nas suas articulacoes, nos seus movimentos em geral, e tambem no espirito, uma vez que dancar e uma optima forma de combater o estado depressivo em que muitas vezes se encontram. Mas este tipo de terapia, por muito inovadora que possa parecer, tem sido utilizada ha mais de meio seculo, com doentes do foro psiquiatrico.
Nao ha passos especificos ou movimentos mais aconselhaveis do que outros. Esta tudo relacionado com o movimento, o ritmo, e a forma fisica.
O objectivo de certos movimentos e trabalhar problemas especificos que os doentes de Parkinson apresentam, como a rigidez muscular ou a capacidade de fazerem "duas coisas ao mesmo tempo", como moverem o braco numa direccao e uma perna noutra. O que se pensa e que a actividade fisica, quer seja caminhar, jogar tenis, ou dancar, vai permitir reforcar vias, ou simplesmente criar novas vias, ao nivel do cerebro, e da comunicacao entre os neuronios.
A actividade fisica tem efeitos beneficos noutras doencas tambem, como a esclerose multipla ou em tromboses, onde os pacientes sentem os beneficios ate ao nivel da fala, que e muitas vezes afectada.
Ajudar aqueles que precisam pode, assim, passar pela danca. Deixo aqui, como sugestao, que, por iniciativa propria ou dos familiares, sejamos capazes de perguntar: "danca comigo"?
Tiago Fleming Outeiro
Instituto de Medicina Molecular
Lisboa, Portugal


Re: FW: texto para amigos no Brasil
De: Samuel (samgross@terra.com.br)
Enviada: segunda-feira, 24 de setembro de 2007 19:29:31

Para:
Milton Ferraz (milton.ferraz@terra.com.br); Hugo engel (hugoengel@via-rs.net); Marcilio Seg.PK (marciliosegundo@hotmail.com); da_molnar@yahoo.com.br


Prezada Dalva
Obrigada pelo envio do texto do Rogério.
Curioso que a dança foi o leit motif que inspirou a fundação da nossa Associação e que desencadeou o movimento parkinsoniano em nosso país. Como tenho lembrado em várias oportunidades, o médico que diagnosticou a doença de minha esposa, Dr. João Radvany, sugeriu que nós criássemos um club de dança, já que - de acordo com seu entendimento - a dança é o melhor exercício para o corpo, que movimenta todos os músculos do corpo, o que contribui para a diminuição e a progressão da rigidez. Fizemos uma carta aos jornais para um encontro com as pessoas afetadas. Daquela reunião resultou a criação da Associação Brasil Parkinson no dia 10 de dezembro de 1985. Logo depois, com o advento do plano econômico que instituiu o cruzado e o congelamento dos remédios, começou a faltar os remédios nas farmácias o que nos levou a "pôr a boca no trombone", contituindo nossa primeira batalha, que resultou na maior divulgação da enfermidade e da entidade. Dai para frente, os fatos são de conhecimento geral, com a criação de várias associações pelo país que vão se reunir nesta semana em Curitiba, onde espero encontrá-la.
Um abraço
Samuel
----- Original Message -----
From: Dalva Molnar
To: Marcilio Seg.PK ; Hugo engel ; Milton Ferraz ; Samuel Grossmann
Sent: Sunday, September 23, 2007 10:37 PM
Subject: En: FW: texto para amigos no Brasil

Rogerio de Portugal gentilmente enviouDalvapoetaromasi <poetaromasi@clix.pt> escreveu:
De: "poetaromasi" <poetaromasi@clix.pt>Para: "'marcilio'" <marciliosantos@hotmail.com>,"Dalva Molnar" <da_molnar@yahoo.com.br>Assunto: FW: texto para amigos no BrasilData: Sun, 23 Sep 2007 20:13:49 +0100
De: Tiago Outeiro [mailto:touteiro@gmail.com] Enviada: domingo, 23 de Setembro de 2007 19:34Para: poetaromasi@clix.ptAssunto: texto para amigos no Brasil
Amigo Rogerio,
espero que esteja bem.
Queria enviar um texto para os amigos no Brasil, mas nao tenho os contactos deles, por isso envio para si e pedia-lhe se lhes enviava.
Um abraco amigo e ate breve,
tiago--
Tiago Fleming Outeiro, PhDInstitute of Molecular MedicineCellular and Molecular Neuroscience UnitAv. Prof. Egas Moniz1649-028 LisbonPortugalPhone: +351-217999438 andMassachusetts General HospitalHarvard Medical SchoolUSA