25 setembro 2007

Dança Comigo?

Recentes previsoes apontam para um aumento significativo do numero de pessoas afectadas pela doenca de Parkinson, um facto em tudo relacionado com o envelhecimento da populacao mundial. Nao se tratando de um risco aumentado mas sim de um maior numero, resultante tambem de um maior numero de casos diagnosticados, importa no entanto que vamos dedicando mais atencao a esta doenca para que possamos ajudar quem dela sofre com todas as armas ao nosso dispor.
A doenca de Parkinson e uma doenca neurodegenerativa caracterizada pela morte selectiva de um tipo de celulas especificas (neuronios dopaminergicos) que produzem dopamina. A dopamina e uma substancia que transmite permite que certos tipos de neuronios sejam activados, nomeadamente aqueles que controlam a parte motora que e afectada nos pacientes, levando a que tenham rigidez muscular, dificuldade em iniciar movimentos, e tremores. Por ser uma doenca tao debilitante, afectando nao so os pacientes mas tambem as suas familias, importa que sejamos capazes de descobrir novas formas para atenuar os seus efeitos e, um dia, prevenir e reverter os seus efeitos.
As terapias existentes actualmente sao, principalmente, destinadas a tratar os sintomas. Algumas delas funcionam muito bem, durante alguns anos, em muitos dos pacientes. Mas, normalmente, ao fim de alguns anos deixam de funcionar, e causam efeitos secundarios indesejaveis.
Enquanto os investigadores nao encontram as respostas que procuram, ha outras estrategias para contrariar os efeitos debilitantes. Uma das formas consiste em manter os pacientes activos fisicamente, tanto quanto possivel.
Nos EUA, varias das associacoes de doentes de Parkinson incentivam e promovem aulas de danca para os doentes, um optimo exercicio para quem sofre desta doenca.
Os pacientes sentem os efeitos beneficos da actividade nas suas articulacoes, nos seus movimentos em geral, e tambem no espirito, uma vez que dancar e uma optima forma de combater o estado depressivo em que muitas vezes se encontram. Mas este tipo de terapia, por muito inovadora que possa parecer, tem sido utilizada ha mais de meio seculo, com doentes do foro psiquiatrico.
Nao ha passos especificos ou movimentos mais aconselhaveis do que outros. Esta tudo relacionado com o movimento, o ritmo, e a forma fisica.
O objectivo de certos movimentos e trabalhar problemas especificos que os doentes de Parkinson apresentam, como a rigidez muscular ou a capacidade de fazerem "duas coisas ao mesmo tempo", como moverem o braco numa direccao e uma perna noutra. O que se pensa e que a actividade fisica, quer seja caminhar, jogar tenis, ou dancar, vai permitir reforcar vias, ou simplesmente criar novas vias, ao nivel do cerebro, e da comunicacao entre os neuronios.
A actividade fisica tem efeitos beneficos noutras doencas tambem, como a esclerose multipla ou em tromboses, onde os pacientes sentem os beneficios ate ao nivel da fala, que e muitas vezes afectada.
Ajudar aqueles que precisam pode, assim, passar pela danca. Deixo aqui, como sugestao, que, por iniciativa propria ou dos familiares, sejamos capazes de perguntar: "danca comigo"?
Tiago Fleming Outeiro
Instituto de Medicina Molecular
Lisboa, Portugal


Re: FW: texto para amigos no Brasil
De: Samuel (samgross@terra.com.br)
Enviada: segunda-feira, 24 de setembro de 2007 19:29:31

Para:
Milton Ferraz (milton.ferraz@terra.com.br); Hugo engel (hugoengel@via-rs.net); Marcilio Seg.PK (marciliosegundo@hotmail.com); da_molnar@yahoo.com.br


Prezada Dalva
Obrigada pelo envio do texto do Rogério.
Curioso que a dança foi o leit motif que inspirou a fundação da nossa Associação e que desencadeou o movimento parkinsoniano em nosso país. Como tenho lembrado em várias oportunidades, o médico que diagnosticou a doença de minha esposa, Dr. João Radvany, sugeriu que nós criássemos um club de dança, já que - de acordo com seu entendimento - a dança é o melhor exercício para o corpo, que movimenta todos os músculos do corpo, o que contribui para a diminuição e a progressão da rigidez. Fizemos uma carta aos jornais para um encontro com as pessoas afetadas. Daquela reunião resultou a criação da Associação Brasil Parkinson no dia 10 de dezembro de 1985. Logo depois, com o advento do plano econômico que instituiu o cruzado e o congelamento dos remédios, começou a faltar os remédios nas farmácias o que nos levou a "pôr a boca no trombone", contituindo nossa primeira batalha, que resultou na maior divulgação da enfermidade e da entidade. Dai para frente, os fatos são de conhecimento geral, com a criação de várias associações pelo país que vão se reunir nesta semana em Curitiba, onde espero encontrá-la.
Um abraço
Samuel
----- Original Message -----
From: Dalva Molnar
To: Marcilio Seg.PK ; Hugo engel ; Milton Ferraz ; Samuel Grossmann
Sent: Sunday, September 23, 2007 10:37 PM
Subject: En: FW: texto para amigos no Brasil

Rogerio de Portugal gentilmente enviouDalvapoetaromasi <poetaromasi@clix.pt> escreveu:
De: "poetaromasi" <poetaromasi@clix.pt>Para: "'marcilio'" <marciliosantos@hotmail.com>,"Dalva Molnar" <da_molnar@yahoo.com.br>Assunto: FW: texto para amigos no BrasilData: Sun, 23 Sep 2007 20:13:49 +0100
De: Tiago Outeiro [mailto:touteiro@gmail.com] Enviada: domingo, 23 de Setembro de 2007 19:34Para: poetaromasi@clix.ptAssunto: texto para amigos no Brasil
Amigo Rogerio,
espero que esteja bem.
Queria enviar um texto para os amigos no Brasil, mas nao tenho os contactos deles, por isso envio para si e pedia-lhe se lhes enviava.
Um abraco amigo e ate breve,
tiago--
Tiago Fleming Outeiro, PhDInstitute of Molecular MedicineCellular and Molecular Neuroscience UnitAv. Prof. Egas Moniz1649-028 LisbonPortugalPhone: +351-217999438 andMassachusetts General HospitalHarvard Medical SchoolUSA

Nenhum comentário: