25 fevereiro 2005

DEPOIMENTO DE ÂNGELA - esposo PcP


Aos 46 anos, meu marido foi acometido pela Doença de Parkinson.Estamos travando uma batalha árdua, pois a doença quando manifestada de forma precoce, mostra-se muito agressiva, limitando os movimentos e a fala.No domingo, dia 06 de fevereiro de 2005, o Jornal O Estado de São Paulo, publicou uma matéria sobre a doença, onde a DrªMayana Zatz, defensora da liberação de células tronco embrionária, explica o quanto seria positivo este tratamento nos parkinsonianos.Gostaríamos de saber mais sobre essa possibilidade, alguém pode nos ajudar?

O meu marido implantou dois marca-passos cerebrais para controlar o tremor.O que mais o atrapalha é a rigidez muscular. Estou preocupada pq percebemos sua piora dia-a-dia, está muito depressivo em virtude da dificuldade de comunicação.Hoje ele tem 49 anos, seus médicos são Dr. Henrique Ballalai Ferraz e Dr. Manoel Jacobsen Teixeira.Frequenta, diariamente, fisioterapia, hidroterapia, fonoaudióloga e agora, conseguimos convencê-lo a fazer terapia.Bem, nossa luta é incessante, mas precisamos da colaboração dele tbm!

O Rui fez essa cirurgia há 3 anos e os resultados foram excelentes.Hoje ele amarra os sapatos, abotoa as camisas, etc, tudo isso ele não conseguia fazer devido ao tremor.Como falei o tremor não existe mais.Esses dois médicos que mencionei são considerados "os papas" no tratamento de Parkinson, difícil até mesmo agendar consultas.A cada 3 meses devemos ir ao consultório para "controlar" o marca passo.O grande problema que enfrentamos é a depressão, ele não tem nenhuma aceitação da doença. Segundo os médicos, a D.P. está muito bem controlada, mas o emocional tem relação direta ao seu bem estar.

Um beijo querida e obrigada pela atenção.

ÂNGELA