23 novembro 2007

A TENTATIVA DE SUICÍDIO DE MARC BERGERON

”Quero dar-lhes notícias, mas serei breve pois estou muito cansado. Eu que queria denunciar o fato de médicos, farmacêuticos e fabricantes de remédios não terem nenhuma obrigação de reparar os danos provocados, após terem vendido (com altos lucros) ou prescrito medicamentos que destruíram vidas... FUI APANHADO PELO MEU PRÓPRIO JOGO:


Algumas pessoas que se preocuparam comigo acabaram contribuindo para que eu fosse visitado por dois policiais domingo de manhã. Acontece que pelas leis do Canada o suicídio é um ato ilegal e punível. Por essa razão fui forçado a baixar o hospital para uma avaliação psiquiátrica, medida a qual me submeti de boa fé... Isto permitiria-me descobrir novas lacunas jurídicas no tratamento justo e eqüitativo dos pacientes necessitados de cuidados especiais.


Não me preveni contra a atitude daqueles que me atendiam: encontrei um psiquiatra (não o que me trata normalmente), que preparou um relatório descrevendo-me como um ser "cujo estado mental representava um perigo potencial para si mesmo e para a sociedade em geral." Manteve-me 48h na emergência psiquiátrica, uma enfermaria onde são internados principalmente os doentes violentos e agitados... Em seguida, após um dia tranqüilo, recebi uma intimação para comparecer perante o tribunal, caso quisesse contestar o relatório e a legislação que confere direito ao hospital de submeter-me à força para fazer o exame e o tratamento; fui tratado como um criminoso perigoso que opunha-se ao procedimento e internado entre pessoas perturbadas...

Este tipo de prática pretende, segundo penso, impedir que os pacientes responsabilizem o hospital no caso de um desenlace trágico, quando o doente volta demasiado rápido para sua casa... Mas me dei bem neste dormitório sem janelas, ambiente ideal para um Parkinsoniano reequilibrar-se.

Renunciei aos meus direitos de contestação para não fazer história e devo ter sido bastante convincente, pois me deixaram partir apenas com a promessa de avisá-los sem falta no caso de aflição ou outro problema...
Enfim em casa, posso descansar um pouco... Ganhar forças e buscar energia para lutar??

Um dia destes nos veremos, nem que seja por um momento.

Obrigado pelas mensagens benevolentes recebidas

Marco,

ainda muito firme, creio...”


Fonte:
Mensagem no fórum
Parkliste.
La liste des parkinsoniens francophones (parkliste@mailman.coles.org.uk)

em nome de
Marc Bergeron (mollob@hotmail.com)
Enviada: quinta-feira, 22 de novembro de 2007 11:09:41

Tradução: Marcilio Dias dos Santos, com auxílio do tradutor online
Babel Fish, da Altavista.