08 março 2005

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

NESTE DIA DE PARABENIZAR AS MULHERES.. QUERO CUMPRIMENTAR MINHA FILHA AGNES QUE ACABA DE DEFENDER SUA TESE DE DOUTORADO. PARABÉNS AGNES!

PARABÉNS MULHERES VALENTES PcP OU COMPANHEIRAS NESTA CAMINHADA!


defesa de tese da Agnes! Posted by Hello

ALTERAÇÕES MITOCONDRIAIS

[8/3/2005] Através de um convênio de co-tutela entre a Unicamp e a Universidade de Lyon, na França, Agnes Margarethe Molnar, acaba de se tornar doutora em Biologia Funcional e Molecular na área de Bioquímica pela Unicamp e pela Universidade de Lyon. A defesa da tese aconteceu hoje na sala de defesa de tese da Pós-Graduação do IB.

"Alterações mitocondriais e estresse oxidativo muscular induzidos por um treinamento físico: influência do exercício excêntrico e da suplementação rica em ácidos graxos omega-3" é o tema da tese de doutorado de Agnes, com validade no Brasil e na França, pela Université Claude Bernard Lyon 1, UCBL. O trabalho foi orientado pela professora Lucia Pereira da Silva, do IB e Roland Favier, da Universidade de Lyon.

Resumo do doutorado de Agnes
O trabalho consistiu em avaliar as alterações no funcionamento e estrutura de mitocôndrias de músculo (consumo de oxigênio, produção de H2O2 e composição lipídica) em diferentes situações de exercício físico (treinamento intermitente excêntrico ou concêntrico e/ou exercício agudo excêntrico) e após uma suplementação em ácidos graxos Omega-3. Foram também analisadas as atividades de diferentes enzimas antioxidantes (CAT, GPx e SOD) e o conteúdo em HSPs72 de diversos músculos nestas mesmas situações.

O treinamento físico excêntrico e concêntrico induziu aumento da atividade de enzimas oxidativas (CS ou COX), o que também foi observado no consumo de oxigênio por mitocôndrias. Já a produção de H2O2 diminuiu ou tende a diminuir dependendo do tipo do treinamento e do substrato utilizado. A atividade das enzimas antioxidantes não foi alterada após os dois tipos de treinamento.

Após o exercício agudo excêntrico também se observou a diminuição na produção de H2O2 de mitocôndrias, porém sem alteração do consumo de oxigênio e com diminuição paralela da atividade da Mn-SOD. Após suplementação em Omega-3 o funcionamento das mitocôndrias não foi alterado, apenas sua composição lipídica apresentou modificações. Após suplementação associada ao treinamento físico, apenas durante 15 dias, a concentração em proteínas das mitocôndrias foi 50% menor que nos demais grupos e os parâmetros respiratórios e de produção de H2O2 estavam diminuídos. Concluindo o mecanismo pelo qual a produção de H2O2 foi diminuída parece ser diferente após treinamento ou exercício agudo, o primeiro parece estar relacionado com o desacoplamento das mitocôndrias e o segundo com a diminuição da atividade da Mn-SOD. A suplementação sozinha não produziu efeitos prejudiciais para o músculo, porém sua associação com situação onde a produção de EROs pode estar elevada, exercício físico, foi prejudicial.)
Foto digital: Divulgação IB