O SILÊNCIAR DE UM PARKINSONIANO
DIFÍCIL QUEM SOFRE DA DISFUNÇÃO DA PALAVRA.
HÁ PESSOA QUE TENTA SE COMUNICAR E SE ATROPELA EM PALAVRAS, NÃO CONSEGUE FALAR. FÁCIL RIR DA SITUAÇÃO OU ATE DE SEU NERVOSISMO. NESSA AÇÃO. ÀS VEZES SE DEPARA COM UM INTERLOCUTOR QUE A MANDA ACALMAR-SE, FALAR PAUSADAMENTE, ESQUECENDO-SE QUE ESTA DIANTE DE UM PESSOA COM LIMITAÇÕES.
DESCONFORTO MAIOR É QUANDO A NOTÍCIA DE SUA DIFICULDADE SE ESPALHA E AS PESSOAS DO SEU CONVÍVIO JÁ SE ARMAM, CHEGANDO A VOCÊ LOGO DIZENDO: NÃO ENTENDO NADA DO QUE VOCÊ FALA. AÍ A SITUAÇAO SE COMPLICA. A ÂNSIA DO FALAR E DE SE FAZER ENTENDER CRESCE. QUEM SAI PERDENDO SOMOS NÓS, OS DOENTES. DAÍ, O SILÊNCIAR DE UM PARKINSONIANO. O QUE ADVÉM DESSA SITUAÇÃO?
TENDÊNCIA AO ISOLAMENTO SOCIAL, PELOS CONSTRANGIMENTOS CAUSADOS. É NECESSÁRIO TANTO O PARKINSONIANO QUANTO SEU CUIDADOR OU FAMILIAR PROCURE GRUPOS DE APOIO, PRÁTICA DE ATIVIDADES COLETIVAS, CRIANDO ALTERNATIVAS DE CONVÍVIO SOCIAL.
CITANDO EXEMPLO PRÓPRIO: - EXPERIMENTEI NO HOSPITAL SARAH, ATIVIDADES FONOTERÁPICAS VISANDO ATENUAR IMPACTOS DA DOENÇA NA FALA. DIFERENTES ESTRATÉGIAS TAIS COMO, ANDAR COM UMA CARTELA COM LETRAS DO ALFABETO (QUANDO NECESSITAR, APONTAR PARA AS LETRAS, FORMANDO PALAVRAS). SEGUNDO A FONO, FUNCIONA, MAS, NA PRÁTICA, VALHA-ME DEUS! KKKKKKK. QUEM VIVEU O DRAMA, SABE CONTAR. TAMANHA FOI A VONTADE DE AJUDAR QUE SE ESQUECERAM DA TECNOLOGIA DO CELULAR, TABLET, QUE JÁ É PRATICAMENTE DE USO PÚBLICO.
APRENDI ESCREVER EM CAIXA ALTA, PUXANDO O PAPEL NOS INTERVALOS DAS PALAVRAS – O RESULTADO É UMA LETRA MAIOR E MAIS LEGIVEL, MAS ATÉ HOJE POUCO FOI O PROGRESSO. ATÉ QUE ENSINARAM A USAR DOS RECURSOS DA INFORMÁTICA TELEFONE CELULAR, ENTRE OUTRAS TECNOLOGIAS, AÍ UM ACERTO.
NO MEU CASO, A DISCIPLINA CONCORRE COM O FATOR EMOCIONAL, NÃO TENHO MUITA PACIÊNCIA PARA BRINCAR COM A VOZ. QUANDO FICO NERVOSA OU STRESSADA, NÃO SOLTO UMA LETRA. QUANDO ESTOU TRANQUILA, FALO BEM E SOU COMPREENDIDA. FUI ATÉ ENCAMINHADA PARA ATENDIMENTO PSICOLÓGICO, INICIEI, MAS, AINDA PRECISO DE TEMPO PARA MINORAR TAIS POBLEMAS.
SÃO MUITAS AS MINHAS DIFICULDADES, NA DICÇÃO, FESTINÂNCIAS, INSTABILIDADE POSTURAL, RIGIDEZ, DESEQUILÍBRIO CAUSANDO QUEDAS. O QUE NÃO TENHO É TREMOR, MAS, VIVO OS DESAFIOS QUE A DOENÇA VOLTA E MEIA ME SURPREENDE. GANHEI RECENTEMENTE UM TABLET PARA FACILITAR MINHA COMUNICAÇÃO.
NA ÚLTIMA TERÇA-FEIRA, DURANTE O TRATAMENTO DE ELETROESTIMULAÇÃO COM A FONO Viviane Santos, TIVE SURPRESA: MINHA VOZ SE SOLTOU E FICOU BOA NAQUELA TARDE, À NOITE E NO OUTRO DIA PELA MANHÃ. MNHA FONOALDIOLOGA DA CL Conduzir , Fabiana Faúla INTRODUZIU NOVAS TÉCNICAS QUE REFORÇAR A MINHA VOZ.
COM ISSO, ENCONTRO MOTIVAÇÃO PARA ESTAR SEMPRE DE BEM COM A VIDA, E POR QUE SEI QUE POSSO CONTAR COM VOCÊ. FAZ A DIFERENÇA!