28 março 2008

Email ao Banco Real em 28/03/2008
Srs do Banco Real,
Sou aposentado por invalidez pelo INSS e recebo minha pensão mensal, à minha revelia, pois preferiria recebê-la através de banco no qual já possuía conta, através do banco Real, agência Santa Cecília – 0735, Porto Alegre-RS. Conta x.xxxxxx / Nr beneficiário xxxxxxxx-x.

Uso os serviços da agência Petrópolis – 0834, pois é mais próxima de minha residência e possui estacionamento para deficientes físicos, onde há vagas, isto quando motoristas deficientes mentais não as ocupam, o que aliás não é raro.

Além de deficiência física (dificuldades motoras), tenho dificuldades na fala e sou portador de marca-passo cerebral. Este fato faz com que eu evite ir a bancos, tendo em vista a existência das portas giratórias com detector de metais, que além de trancarem à minha passagem, ainda podem desligar meu tipo específico de marca-passo. Quando inevitavelmente tenho que ir a bancos, incluindo o seu, normalmente me identifico com a carteira do marca-passo e identidade aos guardas. Até conseguir entrar nas salas de auto-atendimento, após me olharem sempre desconfiados (realmente, sou mal encarado, sempre com barba por fazer, pois tenho dificuldades motoras), anotarem dados, falarem com gerente, conseguirem a chave da porta lateral, etc, chega às vezes a demandar tempo de até 15 minutos, conforme o banco. Não é o caso desta agência (0834) do seu banco, onde os guardas até já me conhecem e abrem rápido.

Ocorre que desde o início de fevereiro/2008, ao imprimir extrato, observo não terem sido creditados os pagamentos referentes a fev e mar/2008. Há observação no rodapé - “SUJEITO A ALTERAÇÃO:VALORES EM TRANSITO”. Devido a esta observação, não me preocupei. Mas novamente, no extrato do dia 25/03/2008, a situação era a mesma.

Liguei, apesar de toda dificuldade de fala, para a agência 0834 (3381-9400) e fui atendido por uma solícita funcionária que, após ouvir meu relato, disse que eu não teria me recadastrado e que deveria comparecer e fazer isto na agência da Vicente da Fontoura.

Ora, sempre que foi necessário recadastramento, foi previamente avisado no extrato. Por que não desta feita?

Terei que ir de táxi na agência Vicente da Fontoura, que não possui estacionamento para deficientes?

Terei que me identificar ao guarda, aguardar que abram a porta lateral?

Terei que passar por todo este contratempo e constrangimento para receber meu benefício, que é direito?

O que é feito do meu dinheiro?

Estou ao dispor, preferencialmente, devido à dificuldade de fala, por email. Pode ser por telefone. xxxx-xxxx ou xxxx-xxxx.

Certo de seu atendimento,
Grato.

Hugo
Cc para Ouvidoria Banco Real

2 comentários:

Hugo disse...

Banco Real telefonou e disse que é problema no INSS. Este por sua vez, ainda não se manifestou, ante a email enviado em 28/02 à ouvidoria.

marcilioII disse...

Hugo,
Estamos solidarios com VC nessa luta contra o irreal sistema bancario...